Notícias / Limpeza e Conservação / Crescimento da construção civil amplia mercado de serviços de limpeza

Crescimento da construção civil amplia mercado de serviços de limpeza

O setor da construção cresce com pequenas e grandes obras e abre possibilidades para empreender na prestação de serviços de limpeza profissional

Compartilhe:   

A pandemia de coronavírus mudou a forma como as pessoas enxergam seus lares, agora mais valorizados. Adequações, reformas, melhorias e ampliações foram necessárias para tornar os ambientes mais confortáveis, funcionais e seguros, beneficiando grandemente o setor da construção, que também retomou os lançamentos imobiliários.

 

De acordo com o Boletim Macro do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), o PIB (Produto Interno Bruto) da construção está crescendo em ritmo moderado e encerrou o primeiro semestre de 2021 com expansão de 5,1%, em relação ao mesmo período de 2020, enquanto que o volume de vendas de materiais no varejo manteve-se em patamar elevado, com alta de 21,5%. A tendência é que o setor da construção mantenha os bons índices de crescimento até o final deste ano.

 

Quem observa esse movimento pode encontrar oportunidades de se reinventar no momento de crise e se profissionalizar na área de serviços. Isto porque as fases de obra e pós-obra exigem atenção redobrada com a limpeza, muitas vezes pesada. Tanto em pequenas manutenções como em grandes construções, a limpeza profissional faz toda a diferença para os ambientes.

 

 

O uso de lavadoras de alta pressão é bastante recomendado para a prestação de serviços, na lavagem de equipamentos utilizados nas obras e na remoção de resíduos de diversos materiais, sejam em condomínios, residências, empreendimentos comerciais e locais públicos. 

 

“As lavadoras de alta pressão são eficientes na lavagem e remoção de sujidades de pisos, ralos, muros, paredes, pedras naturais, telhados, fachadas, estruturas metálicas, veículos, equipamentos e ferramentas utilizados numa obra”, comenta José Renato Demian Ferreira, diretor Geral da JactoClean – empresa que atua no segmento de equipamentos para serviços de limpeza e sanitização. “Estas máquinas têm a vantagem adicional de economizar água, aspecto importante em tempos de crise hídrica e estiagem prolongada. Por tornar a retirada de sujeiras mais rápida, contribui para reduzir também o consumo de energia elétrica e de produtos químicos, essenciais nos dias de hoje”, completa.

 

Principais critérios para compra

O mercado dispõe de diversos modelos de lavadoras de alta pressão para uso na prestação de serviços de limpeza de obras e, no momento de aquisição, a JactoClean recomenda observar se o fabricante oferece assistência técnica, peças de reposição e acessórios, além de estar de acordo com as exigências de conformidade de segurança do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

 

 

A empresa indica também a análise de detalhes técnicos como tipo de motor (universal ou indução), bomba (axial ou radial), pistões (de cerâmica ou de aço cromado revestido de cerâmica) e mangueira (termoplástica ou com trama de aço) utilizados no equipamento. A lavadora J12000 da JactoClean, por exemplo, suporta longas jornadas de trabalho e está disponível com motor elétrico de indução, bomba radial, pistões de cerâmica e mangueira com trama de aço que aumentam a durabilidade e conferem alta resistência à abrasão, corrosão e impactos.

 

Outro item a ser observado é o sistema utilizado na máquina. A J12000 da JactoClean está disponível com dois tipos de dispositivos: o Stop Total, que permite o desligamento automático do motor em caso de fechamento do gatilho, evitando acidentes e economizando energia elétrica; e Bypass, que cessa o motor quando o fluxo de água é interrompido.

 

Para quem vai ingressar no mercado de limpeza profissional, a JactoClean sugere, ainda, a aquisição de aspiradores de pó e líquidos, que podem ser utilizados para remover poeira de cimento, areia, argamassa, cal e gesso, que fica impregnada em carpetes, tapetes, pisos, escadas, cantos de parede, de móveis e de esquadrias. “É um produto que pode complementar a oferta de serviços para quem busca empreender na prestação de serviços de limpeza”, informa Ferreira. Mas, atenção: para preservar o motor neste tipo de aplicação é fundamental a utilização de filtros de papel para reter as impurezas finas, conclui o executivo.

 

CONHEÇA A FRANQUIA IDEAL PARA VOCÊ

  

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?