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‘Do zero’, mãe e filha fundam franquia de estética avançada e já faturam R$ 80 milhões

Ana Paula Ferro e dona Meire saíram do interior paulista para fundar a Emporium da Beleza, clínica de estética avançada e emagrecimento que atende as classes C e D

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São Paulo, novembro de 2021 – A história empreendedora de Ana Paula Ferro e de dona Meire, mãe e filha fundadoras da Emporium da Beleza, é daquelas de muita coragem, trabalho, luta e determinação. O que começou como um sonho em 2005, se transformou em uma rede 6 em 1 com um faturamento de R$ 80 milhões em 2021, e que oferece tratamentos de estética avançada e emagrecimento para as classes C e D.

 

Para começar, ambas passaram por um longo período de mudança entre cidades por causa da carreira do pai e marido. “Chegamos a mudar de cidade oito vezes. Era difícil, pois algumas amizades ficavam para trás, mas eu aprendi a lidar com essa situação, conhecendo pessoas diferentes e aprendendo com elas”, diz Ana Paula.

 

A primeira experiência empreendedora da filha veio aos 16 anos, quando confeccionava bijuteria e a vendia para colegas de escola e vizinhos. Ali ela aprendeu as primeiras lições sobre negócios e descobriu uma paixão pela área de comércio e serviços.

 

Já aos 18, o primeiro emprego formal: backoffice de gerente de um banco. “Eu abracei a carreira bancária. Durante esse período, me formei em Administração de Empresas e vendia miçangas na faculdade para ter minha própria independência financeira”, lembra.

 

Nessa época, a ideia de ter um negócio próprio na área da beleza já começava amadurecer. Mas não se tratava apenas de fundar uma empresa. Ana Paula queria algo que fizesse a diferença na vida das pessoas. “Eu queria democratizar a estética avançada, para que toda mulher pudesse ter acesso a serviços como depilação a laser, rejuvenescimento facial, aumento de glúteos, emagrecimento”, diz.

 

Dona Meire acompanhava a carreira da filha. “Ela sempre foi muito esforçada e tinha visão para negócios. Então, na função de dona de casa, eu ajudava da maneira que podia, principalmente com as crianças”, comenta.

 

Em 2003, Ana Paula se mudou para Curitiba junto com a família. As conversas sobre ter o próprio negócio começaram a se aprofundar e, em 2005, ela sentiu que era o momento. “Propus para minha mãe de abrirmos a Emporium da Beleza juntas, e ela, mesmo sem nenhuma experiência no ramo, topou. Fomos na coragem mesmo!”.

 

E assim, a primeira unidade foi aberta na rua Coronel Dulcídio, 1782, no bairro da Água Verde, em Curitiba, aos 24 anos. Para fazer o negócio decolar, Ana Paula tinha dupla jornada: de manhã trabalhava no banco e à tarde na Emporium da Beleza. A mãe é quem segurava as pontas do negócio na sua ausência. 

 

“Foi um desafio e tanto. No começo, fiquei um pouco insegura, mas aos poucos me soltei e percebi que podia dar conta”, comenta dona Meire.

 

Foi fácil? Não. Muitos desafios surgiram nesse caminho, dentre eles, encontrar mão de obra especializada para atender o padrão de qualidade da Emporium da Beleza, que Ana Paula tanto se preocupava.

 

Aos poucos, o negócio foi crescendo e as fundadoras aumentaram a quantidade de serviços oferecidos. A Emporium da Beleza saiu de um centro de beleza para o que ela é hoje: uma clínica de estética avançada e emagrecimento.

 

Então, em 2009 veio a segunda clínica, em São José dos Pinhais (PR). Era um marco na vida de mãe e filha, e na Emporium da Beleza também. A partir dali, a marca não pararia mais de crescer, se tornando referência na área da beleza (a maior no Sul).

 

“Tenho orgulho da minha trajetória. Por ser mulher e mãe, quando penso em tudo o que já conquistei, e ainda vou, me sinto inspirada para continuar a crescer e democratizar a estética avançada para todo Brasil”, comenta.

 

Ana Paula fala com propriedade. Nem mesmo a pandemia, que diminuiu as expectativas de crescimento da maioria das redes, abalou os negócios da Emporium da Beleza. Em 2020, em plena pandemia, a franquia teve um crescimento de 309%.

 

“Também aumentamos as vendas. Montamos uma estratégia com nossos consultores e oferecemos promoções para os clientes. Assim conseguimos vender ainda mais com a clínica fechada”, completa Ana Paula.

 

Atualmente, a Emporium da Beleza conta com mais de 70 franquias e, até o fim deste ano, pretende chegar a 120 clínicas. Em 2020, a rede faturou R$ 20 milhões.

 

A rede oferece tratamentos para facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce. Além disso, conta com protocolos exclusivos como Lipo 10 para perda de até 10 quilos em 10 semanas, Empup Prime para rejuvenescimento facial, DermaGlow para hidratação, Bodydream para combate à flacidez, Ultramax para lifting facial, dentre outros.

 

Para ser um franqueado, a Emporium da Beleza oferece dois modelos de negócios: o Slim, que tem o custo inicial a partir de R$ 301 mil, e o Premium, com investimento a partir de R$ 620 mil. 

 

Sobre a Emporium da Beleza

Fundada em 2005, aos 24 anos por Ana Paula Ferro, a Emporium da Beleza é uma franquia seis em um de clínica de estética avançada e emagrecimento. A rede, associada à ABF, oferece tratamentos para facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce, além de protocolos exclusivos como Lipo 10 para perda de até 10 quilos em 10 semanas, Empup Prime para rejuvenescimento facial, DermaGlow para hidratação, Bodydream para combate à flacidez, Ultramax para lifting facial, dentre outros. Atualmente conta quase 80 franquias.

 

Ficha Técnica modelo Slim

Investimento: a partir de R$ 301 mil

Taxa de franquia: R$ 49 mil

Capital de Giro: R$ 20 mil

Área média para Instalação: 80m² a 100m²

Tipo de negócio: clínica de estética

Ano de fundação: 2005

Ano de fundação do franchising: 2018

Número de funcionários: 6

Número de unidades próprias: 10

Número de unidades franqueadas: quase 80

Royalties: 7% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio da unidade: R$ 80 mil

Prazo médio para retorno: de 23 meses

 

Ficha Técnica modelo Premium

Investimento: a partir de R$ 620 mil

Taxa de franquia: R$ 49 mil

Capital de Giro: R$ 25 mil

Área média para Instalação: 100m² a 300m²

Tipo de negócio: clínica de estética

Ano de fundação: 2005

Ano de fundação do franchising: 2018

Número de funcionários: 8

Número de unidades próprias: 10

Número de unidades franqueadas: quase 80

Royalties: 7% sobre o faturamento

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio da unidade: R$ 150 mil

Prazo médio para retorno: de 25 mês

 

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