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Fundição Filomena

Conheça a história da franquia

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HISTÓRIA 

Uma amizade que começou na relação profissional. Rosana Macedo e Rita Mascarenhas se tornaram sócias da Fundição Filomena, rede de moda feminina com 15 unidades no país, em 2008. Antes de fazerem negócios em conjunto, Rosana já era cliente de Rita quando comprava bijouterias da sua ex-fornecedora.

 

Em 2009, a Fundição Filomena foi formatada para atuar no frachising e a partir daí iniciou sua expansão. Com três lojas próprias das 15 em funcionamento no Rio de Janeiro (12), Teresina (1) e Brasilia (2), a Fundição Filomena trabalha com dois modelos de negócios: lojas e quiosques, avaliados em R$ 185 mil e R$ 85 mil, respectivamente, incluindo taxa de Franquia (R$ 30 mil), equipamentos, papelaria, materiais de consumo, produtos de estoque (R$ 20 mil para quiosques e R$ 60 mil para lojas). O capital de giro fica em torno de R$ 10 mil (quiosque) e R$ 30 mil (loja).

 

As unidades da Fundição Filomena, por enquanto, estão situadas nos shoppings e nas ruas. A empresa tem avaliado outras alternativas para aberturas de novas franquias. De acordo com a direção da empresa, o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, que passa por uma profunda reformulação para ser entregue antes das Olimpíadas, passa a ser um espaço que venha ser interessante.

 

A partir de 2015 a Fundição Filomena quer fazer um uso do estilo carioca que é muito bem aceito em todo o país. A expectativa é que a empresa possa integrar os estados de São Paulo e Minas Gerais nos planos de expansão. Embora o setor de franquias esteja majoritariamente na região Sudeste, atingindo aproximadamente 58% das empresas, tanto Rita quanto Rosana acreditam no sucesso nesses dois centros.

 

“Minas e São Paulo são estados valiosos para quem pretende aumentar o número de lojas na rede. Além das capitais, há cidades do interior muito grandes nesses dois estados que podem ser opções para a expansão. Por exemplo, cidades com população superior a 100 mil pessoas merece atenção porque pode ser um mercado em potencial”

avalia Rita Mascarenhas.

 

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O perfil do franqueado para a Fundição Filomena tem alguns requisitos: maior de 25 anos, superior completo, identificação com o segmento, disponibilidade de recursos próprios para investir na marca e conformidade às regras e padrões da rede. A Fundição Filomena oferece o projeto arquitetônico, consultoria na análise do ponto comercial, controle informatizado, acompanhando de vendas, comunicação visual, supervisão e consultoria, treinamento e o manual de franquia. 

 

A Fundição Filomena é uma empresa que utiliza a customização como diferencial para o cliente. Em todos os seus produtos o cliente pode montar o produto de acordo com suas preferências. Ao abrir o negócio, a Fundição Filomena destina R$ 20 mil de produtos para os quiosques, e R$ 60 mil para lojas. Esses produtos fazem com que os investimentos neles tenham uma projeção de faturamento em torno de 35%.

 

Saiba mais sobre o segmento: Franquias de Calçados e Acessórios

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